No ano 2000, o grupo HT de componentes automotivos nos procurou, através de um de nossos clientes da área de manufactoring e reposição de peças automotivas, para desenvolvimento de uma metodologia de precificação capaz de enfrentar com maior eficácia a forte concorrência do setor, assim como a revisão de suas rotinas de custeio e controle de insumos produtivos.
Áreas de escopo:
Financeira, Custos, Suprimentos, Estoques e Gestão de Resultados.
Benefícios atingidos:
Reestruturação da "visão de resultados" das vendas por regiões, por vendedores e por linha de produtos.
Desenvolvimento e implantação do Simulador de Resultados para pedidos de vendas, antevendo e projetando suas resultantes financeiras. Essa ferramenta viria a se consolidar como o principal elemento conceitual e base para o aperfeiçoamento da metodologia Fullperformance® para análise de resultados financeiros.
O grupo HT, através de sua equipe interna, passou a utilizar o novo modelo analítico em todas as suas unidades industriais até os dias de hoje, sendo uma referência de destaque do método, o que muito nos honra.
"Estávamos com dificuldades sobre o que considerar na composiçao dos custos de nossos produtos para precificá-los. A metodologia Fullperformance se encaixou muito bem em nosso modelo de negócios, eliminando muitas dúvidas. A resultante foi o fortalecimento e melhor orientação de nossas estratégias comerciais, com a vantagem de podermos checar se deram certo ou não. Utilizamos esses conceitos há mais de 20 anos, em todas as empresas do grupo."
Patricia G. Botelho, gerente financeira do Grupo HT
Em meados de 2001, recebemos o convite da consultoria belga IIC - International Independent Consultants Sprl para atuação em seu cliente Robert Bosch, nas plantas do Brasil, México, Alemanha e Índia. O desfaio era o de introduzir os conceitos de produtividade e gestão de processos no chão de fábrica, e automação de processos críticos de integração com o sistema ERP SAP. Desde então e até o ano de 2006, realizamos inúmeros projetos de melhoria contínua em áreas produtivas e de supply. Partimos do redesenho do fluxo de trabalho e aprofundamos nossos serviços para o controle dos processos produtivos, definição de kpi's, introdução do conceito short time interval control para gestão do processo produtivo, criação e implantação de modelos visuais, criação de dashboards para acompanhamento da produtividade no chão de fábrica utilizando os conceitos de Eficiência, Produtividade e Qualidade (OEE) e, finalmente, treinamento comportamental para as lideranças de todos os níveis.
Áreas de escopo:
Diesel Injection
Disc and Drum Brake Systems
"V" Valve
Tratamento térmico (fornos a Vácuo, Plasma, Indução e Gás)
Benefícios atingidos:
• Desenvolvimento de aplicativo e respectivo API (ERP SAP), para gestão da manutenção preventiva, preditiva e corretiva de equipamentos das principais linhas produtivas;
• Aumento em 57% da produção média diária de 57% de bicos de injeção para os mercados norte-americano e europeu, passando de 14.000 para 22.000 itens durante as implantações, atingindo a marca de 1 milhão de bicos mensais ao final do projeto, fato que se tornou um dos maiores cases de sucesso da companhia à nível mundial.
• Redução de 23% de WIP (Work in Process) e aumento de 12% na eficiência das linhas de fornos.
• Aumento de 15% na eficiência geral dos equipamentos da linha de perfuratrizes.
• Aumento de 22% na taxa de disponibilidade dos equipamentos através da criação de um novo sistema de controle e atividades da manutenção.
A convite da Symnetics, no ano de 2015, fomos contratados para o desenvolvimento do projeto de gestão e governança dos resultados e reestruturação estratégica da área comercial.
O board diretivo e societário da Special Dog vinha enfrentando dificuldades para o aumento de eficiência de suas linhas e controle de perdas em sua cadeia produtiva. Havia, inclusive, iniciado a construção de uma nova planta industrial para atendimento de uma demanda em franca expansão. Da mesma forma, também julgou necessário uma revisão completa de seus procedimentos de governança na precificação de seus produtos e estrutura comercial.
Áreas de escopo:
Diretoria Comercial, Financeira e Custos
Benefícios atingidos:
Reestruturação da área comercial e da cadeia de relacionamento com representantes, dando início a uma nova era de sucesso em sua gestão comercial.
Criação de um novo modelo analítico para controle de custeio integrado à gestão da produção, tornando possível a visualização da lucratividade de cada sku de seu mix produtivo, assim como a eficiência de suas equipes comerciais e representantes regionais.
O modelo possibilitou também maior precisão e assertividade para a definição de estratégias comerciais baseadas em margem / lucratividade.
Já durante a implantação do novo modelo e treinamento da equipe de vendas, a margem geral obtida na comercialização dos produtos começou a demonstrar elevação acentuada em seus índices, atingindo a casa dos 15% ao final do projeto. Temos informação de que esses ganhos se acentuaram ainda mais no período pós-instalações.
"Precificar é uma matéria tensa, e sempre muito controversa. Com o método Fullperformance conseguimos desvendar os segredos de nossos próprios números, na medida certa para que os utilizássemos a favor de nossas estratégias comerciais. Hoje não temos mais dúvidas sobre onde e como atuar em nosso segmento de mercado."
Luiz Carlos Costa, Diretor de Estratégia e Inovação na Special Dog Company
Em 2018 e também a convite da Symnetics, realizamos projeto para a gestão de indicadores de custeio e lucratividade.
Áreas de escopo:
Financeira, Comercial, Logística
Benefícios atingidos:
Desenvolvimento de sistema de visualização de resultados financeiros nas 3 esferas de gestão comercial:
por produtos e sku's comercializados
por clientes e regiões
por vendedores, representantes e distribuidores
Integração dos indicadores de registros contábeis com o dashboard de lucratividade da cadeia produtiva e operacional
Independentemente de seu ramo de atuação no mercado, conte-nos sobre suas dificuldades ou necessidades. Teremos enorme prazer em compartilhar ideias e outras histórias sobre nossas soluções que poderão ajudar sua organização.
Implantando suas estratégias de preço sem riscos à segurança de seus dados
Utilizando o perfil de seu conjunto de vendas e as características de cada produto, o aplicativo Power Sale utiliza uma base comparativa de resultados obtidos em cada cliente, oferecendo aos vendedores uma visualização antecipada dos resultados durante a confecção do pedido.
Permite ainda experimentar uma infinidade de arranjos entre os itens do mix e seus volumes, testando a melhor composição possível de pontuação quando comparada à base definida.
É a certeza de que sua equipe de vendas trouxe para casa o melhor resultado em cada pedido, utilizando estratégias de combinações dos principais fatores que definem a lucratividade em seus negócios. Quer saber mais sobre o aplicativo? Envie-nos uma mensagem ou email aqui.